A passageira indica: Bodega Bouza

O Uruguai conta com inúmeras vinícolas e produz ótimos vinhos. Em novembro de 2012, durante uma visita a Montevidéu, fui conhecer a Bodega Bouza, uma vinícola que produz vinhos finos e em quantidade limitada.

DSC_0182

A vinícola possui duas propriedades; uma delas fica a cerca de 10/15 minutos do centro de Montevidéu. Chegamos e esperamos cerca de meia hora até o início da próxima visita guiada agendada para aquele dia. Passeamos pelo jardim, pelo vinhedo e fomos levados até as instalações onde ficam os equipamentos utilizados no preparo do vinho e as barricas de carvalho. O guia explicou todos os passos seguidos na elaboração dos vinhos comercializados pela vinícola. É possível ver, também, a coleção de automóveis clássicos da família proprietária da bodega.

DSC_0204

Mas a parte mais esperada, pra mim, é sempre a degustação: na Bouza, duas opções são oferecidas – a degustação “normal” e a degustação top, na qual são servidos os melhores vinhos produzidos pela bodega. Escolhemos a degustação normal, que incluía 5 vinhos da linha “média”, bem como queijos, fiambres e pães. Um simpático atendente servia os vinhos e, com um português bastante bom, nos explicava suas características. O ambiente era muito bonito e agradável e os pães, queijos e fiambres servidos eram muito bons – não sobrou nada!

DSC_0232

Os vinhos eram igualmente muito bons (eu não sou uma grande conhecedora de vinhos, embora goste bastante da bebida, então minha análise se resume ao “gosto/não gosto”) – gostei de todos os que foram servidos, especialmente do tannat! Pra quem quiser comprar, há uma lojinha, que vende também alguns acessórios de lã e de couro. Os preços são condizentes com a qualidade do vinho (não são baratinhos, mas também nada muito caro); na volta, encontramos alguns itens da bodega em free shops no Chuy (pelo mesmo preço que eram vendidos na vinícola). Aqui no Brasil os preços são bem mais caros, e não se acha os vinhos da Bouza em qualquer lugar.

Resumindo: um bom passeio para quem vai a Montevidéu. Segundo informações do site (dezembro/2014), há visitas guiadas às 11h, às 13h30 e às 16h nos dias de semana e às 11h e às 16h em finais de semana e feriados. A degustação “normal”, incluída a visita guiada, sai por cerca de R$ 75 por pessoa (e 4 tipos de vinhos da linha média); a degustação top custa cerca de R$ 120 por pessoa, também incluída a visita guiada (são servidos 4 tipos de vinhos da linha superior). O restaurante onde é feita a degustação serve, também, pratos a la carte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s